ACOMPANHE O DESENVOLVIMENTO DO SEU FILHO

 

 

Acompanhe mês a mês o crescimento do seu filho através dos indicadores de desenvolvimento

Dra. Lara Maia

CRM 5666

FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE

1 mês 
– Atenta-se à face humana
– Comunica-se pelo choro
– Reage a sons fortes com sustos e aquieta-se ao som da voz humana.
– Emite pequenos sons guturais

 

2 meses
– Fixa o olhar na face humana
– Comunica-se pelo choro diferenciado
– Mantém a atenção ao ouvir a voz humana
– Segue uma pessoa ou objeto com os olhos na linha média
– Explora o mundo externo, com grande interesse por sons, contrastes visuais e luz
– Apresenta sorriso social

 

3 meses
– Fixa o olhar em objetos
– Reconhece o principal cuidador, inclusive a fala
– Sorri a todos que se aproximam sorrindo
– Produz sons nasais
– Inicio de diferentes formações de choro (fome, birra, sono…)
– Acalma-se quando se fala com ela
– Descobre as mãos
– Repete ações agradáveis (ex: levar a mão a boca, brincar com os lábios)
– Explora o que está em seu campo visual
– Reage e procura a fonte sonora
– Consegue segurar brinquedos por alguns segundos, quando colocados em suas mãos

 

4 meses
– Localiza a fonte sonora
– Emite sons vocálicos
– Reage quando é chamado pelo nome
– Demonstra excitação quando o cuidador brinca com ela
– Descobre os pés
– É muito curioso, observa tudo com muita atenção
– Segue visualmente o objeto que cai
– Reage ao desaparecimento da face (brincadeira esconde-achou)

 

5 meses
– A capacidade de atenção aumenta e já passa mais tempo em uma mesma atividade
– Emite sons vocálicos diferenciados, expressando emoções (ri e solta gritos de alegria ao brincar)
– Usa movimentos do corpo e sons para chamar a atenção do outro (levanta o braço, segura com a mão)
– Olha e pega tudo que está ao seu alcance, levando-os à boca propositalmente

 

6 a 9 meses
– Brinca na frente do espelho
– Explora objetos de modo variado (bate, aperta, balança…)
– Demostra interesse por diversos brinquedos
– Apresenta mais interesse por pessoas do que objetos
– Balbucio, principalmente na presença do cuidador
– Direciona o olhar a objetos desejados
– Imita gestos ou brincadeiras a partir de modelo
– Usa o corpo para atingir os seus objetivos e satisfazer a sua curiosidade (desloca-se no ambiente para alcançar brinquedos)
– Reconhece pessoas familiares, apresentando estranhamento ao novo
– Coordena a atenção entre um parceiro social e um objeto de interesse mútuo (atenção triádica)

 

9 a 12 meses
– Quando vê um objeto desaparecer, procura-o mesmo escondido (noção de permanência do objeto)
– Produz sons consonantais (“dadada”)
– Executa gestos a partir de modelos (dar tchau, bater palma)
– Entende solicitações simples associadas a gestos ( me dá, pega, cadê a mamãe…)
– Age intencionalmente (deixa cair objetos de propósito)
– Responde ao próprio nome

 

12 a 18 meses
– Executa gestos a pedidos sem modelo (mandar beijo, balançar a cabeça)
– Surgem as primeiras palavras de duas sílabas
– Usa jargão
– Entende o “não”
– Busca um objeto escondido, certo de que ele está em algum lugar
– Repete gestos e atitudes que provocaram risadas
– Gosta de jogos de ação e reação (causa e efeito)
– Distancia-se da mãe sem perde-la de vista
– Aponta para objetos desejados
– Direciona a atenção do outro
– Explora os brinquedos de modo amplo, descobrindo seus atributos e funções

 

18 a 24 meses
– Começa a combinar duas palavras (“mamãe água”)
– Nomeia as partes do corpo e objetos
– Os gestos começam a ser amplamente usados na comunicação
– Realiza brincadeira simbólica simples (ex: dar comida para a boneca)
– Estuda os efeitos produzidos por suas atividades (deixa um objeto cair de várias formas para ver, constrói torres, derruba-as)
– Puxa objetos por um fio
– Faz encaixes por tentativa e erro
– Diz palavras e compreende frases simples associadas a gestos como “onde está o brinquedo?”

 

24 a 30 meses
– Produz frases simples (“mamãe quer água”)
– Conhece conceitos básicos (igualdade, em cima/embaixo, dentro/fora, grande/pequeno)
– Segue instruções envolvendo dois conceitos (“coloque o copo na caixa”)
– Rabisca espontaneamente
– Presta atenção à história
– Realiza encaixes de formas
– Aponta figuras familiares em um livro
– Brinca com outras crianças

 

 

30 a 36 meses
– Reconhece diversas cores
-Usa pronomes e frases de múltiplas palavras
-Entende instruções com até 3 conceitos (“coloque a boneca grande na cama”)
– Conta histórias e relata eventos ocorridos
– Produz frases respeitando tempo verbal (passado, presente, futuro), gênero (masculino/feminino) e número (singular e plural)
– Apresenta jogo simbólico, imitando papéis sociais
– Demonstra interesse em brincar com outras crianças