Diarreia e vômito

Diarreia e vômito

 

A diarreia é definida como aumento no número das evacuações, em comparação ao padrão normal da criança, com fezes líquidas e/ou semilíquidas. Já o vômito é definido como a expulsão de conteúdo alimentar, portanto não inclui a expulsão de catarro ou apenas saliva.

No caso da diarreia infecciosa, a transmissão pode ocorrer pelas mãos, utensílios, água ou alimentos contaminados.

A diarreia infecciosa e os vômitos podem ser causados por vírus, bactérias ou parasitas. No entanto, a presença de apenas vômitos pode ser a primeira manifestação de alguma doença grave. No caso de a diarreia durar mais de duas semanas ou vir acompanhada de outros sintomas, pode-se sugerir outra doença.

A principal complicação imediata da diarreia e do vômito é a desidratação. Os principais sinais de desidratação são: boca seca ou saliva espessa, choro sem lágrimas, redução do volume de urina, irritabilidade e, em casos mais graves, sonolência.

 

 

 

Deve-se estimular a ingestão de líquidos, preferencialmente água e entrar em contato com os responsáveis para vir buscar a criança na escola.

Imunização contra infecções por rotavírus e sarampo, ênfase no aleitamento natural prolongado, cuidados com o armazenamento de água de boa qualidade, higiene pessoal (lavagem das mãos), preparo adequado de alimentos e maior cobertura de saneamento básico.

A criança só deverá retornar para as atividades escolares quando estiver, pelo menos, por 48 horas sem apresentar os sintomas que causaram o afastamento. Deve ser solicitado aos responsáveis que leve a criança para avaliação médica.

Não é necessária.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Gastroenterologia. Guia Prático de Atualização – Diarreia aguda: diagnóstico e tratamento.

 

Clinica de Vacinação Imunize

Rua José Vilar 1212 – Aldeota

Telefone: 3268-3321  / 3258-2115

Whatssap: 99683-1991

Instagram @clinicaimunize